Pages

8 de março de 2012

PESQUISADORES CUBANOS ANUNCIAM VACINA CONTRA VÍRUS-HIV

Desde 1986, a ilha registrou 15.284 casos de contaminação pelo HIV, numa população que hoje totaliza 11,2 milhões de habitantes.
Portal da Feira
CUBA

Um grupo de pesquisadores cubano anunciou que vai testar uma vacina contra o vírus HIV, da Aids, em  humanos. O medicamento já foi testado em cobaias de laboratórios com  sucesso. A notícia foi dita durante o Congresso Internacional sobre  Biotecnologia Médica em Havana, na segunda-feira (5). A vacina chamada Teravac-HIV-1, desenvolvida pelo Centro de  Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB, na sigla em espanhol), deve  ser testada ainda neste ano em cerca de 30 cubanos soropositivos, disse à  Reuters a diretora de pesquisas clínicas da instituição estatal, Verena  Muzio. Ela explicou que serão envolvidos pacientes que ainda não desenvolveram os sintomas da Aids, embora tenham o vírus.
Desde 1986, a ilha registrou 15.284 casos de contaminação pelo HIV,  numa população que hoje totaliza 11,2 milhões de habitantes. A  prevalência do vírus é de 19 casos a cada 10 mil pessoas. Os  soropositivos cubanos recebem gratuitamente tratamentos antirretrovirais  produzidos localmente. Os cientistas vinculados ao projeto alertaram contra qualquer excesso  de expectativas com a vacina, esclarecendo que o projeto ainda está em  sua primeira fase, e sua eficácia só poderá ser comprovada daqui a  vários anos. “Há muitos pesquisadores do mundo inteiro tentando obter vacinas  desse tipo, e realmente não se chegou a nenhuma com resultados, digamos,  satisfatórios… Nossa aspiração é que funcione, mas realmente falta  muito tempo para poder demonstrar sua eficácia como produto”, disse  Muzio. O setor biotecnológico representa uma importante fonte de divisas  para a frágil economia cubana. O país vende 38 medicamentos a cerca de  40 países, por um valor que superou 350 milhões de dólares em 2008,  último ano com cifras disponíveis. A quantia representa um pouco mais de  10 por cento das exportações nacionais. O CIGB pretende ampliar seu faturamento com exportações para cerca de 500 milhões de dólares anuais nos próximos cinco anos.
Entre os produtos já oferecidos há vacinas contra meningite B e C,  leptospirose e febre tifoide. Vacinas contra câncer de colo do útero,  próstata e ovário estão atualmente em fase de testes clínicos, e uma  provável vacina contra a dengue está sendo testada em animais.


fonte: linhadanoticia.com

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.