Pages

3 de janeiro de 2012

PM de SP realiza prisões e apreensões na Cracolândia


Policiais militares a cavalo faziam ronda na tarde desta terça-feira (3) na esquina da Rua Helvétia com a Alameda Dino Bueno, onde ficava a maior concentração de usuários de crack (Foto: Marcelo Mora/G1)Policiais militares a cavalo fazem ronda na tarde desta terça-feira (3) na esquina da Rua Helvétia com a Alameda Dino Bueno, onde fica a maior concentração de usuários de crack (Foto: Marcelo Mora/G1)
Duas mulheres foram presas com duas metralhadoras de brinquedo e pedras de crack em uma edificação invadida por usuários de droga na região que ficou conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo, nesta terça-feira (3). A Polícia Militar deflagrou pela manhã uma operação para combater o tráfico e outros crimes, como roubos e furtos, na região, segundo a capitão da PM Leandra Pontes Dabagui, coordenadora operacional do 13º batalhão, responsável pelo policiamento na região central.
Com as suspeitas de tráfico, foram apreendidas 40 pedras de crack, além de mais 19 pacotinhos com a droga, segundo a policial. As ocorrências de flagrantes são encaminhadas à central de flagrantes do 8º Distrito Policial, no Brás, também na região central, enquanto que drogas e outros materiais apreendidos são levados para o 77º DP, em Santa Cecília.
Um balanço do dia com o total de ocorrências deste primeiro dia de operação deverá ser divulgado pela Polícia Militar no início da noite. Segundo a coordenadora da operação, o objetivo não é prender os usuários. "A operação visa prender quem comete crimes na área. Mas se algum usuário solicitar a ajuda de um policial militar será prontamente atendido", disse. Ao todo, 60 homens da corporação, além de integrantes da Força Tática, participam da operação, que deve se estender até 31 de janeiro 24 horas por dia, de acordo com a PM.
Comerciantes, trabalhadores e moradores da região elogiaram a iniciativa da PM, mas preferiram aguardar os resultados a longo prazo. "O que tenho para falar é o que todo mundo já sabe: temos que conviver com uma rotina diária de roubos e, por isso, vivemos com medo", afirmou um taxista que trabalha há 12 anos em um ponto em frente à estação Julio Prestes. O medo, no entanto, persiste: ele pediu para não ter o nome nem a imagem divulgados.

Parceria
PM entra em casa invadida por usuários de droga (Foto: Marcelo Mora/G1)PM entra em casa invadida por usuários de
droga (Foto: Marcelo Mora/G1)
Segundo o coronel Wagner Rodrigues, comandante do policiamento no Centro, a operação da PM acontece em parceria com diversos órgãos públicos municipais e estaduais."Esta operação não tem data para terminar. Ela conta com cem policiais militares, alem do apoio do Choque, do policiamento montado e de cães farejadores", disse.
Segundo Rodrigues, o objetivo é "sufocar os crimes" que acontecem na região da Cracolândia, em especial o tráfico de entorpecentes. "Com isso vamos proporcionar a ação para outros serviços, como limpeza das ruas, remoção das barracas e a ação de agentes de saúde e sociais", acrescentou o coronel.
Segundo Rodrigues, a PM já espera que os usuários de drogas e traficantes que ficam na região da Cracolândia migrem. Entretanto, a PM promete agir nesses novos locais.
Tropa de choque da PM enfileirada em frente ao prédio da Estação Pinacoteca, ao lado da Estação Julio Prestes, no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)Tropa de choque da PM enfileirada em frente ao prédio da Estação Pinacoteca, ao lado da Estação Julio 

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.